domingo, 5 de novembro de 2017

SOLA SCRIPTURA ANATEMATIZADO NO SÉTIMO CONCÍLIO ECUMÊNICO DA IGREJA (NICEIA II)


O Sola Scriptura de Lutero, Calvino e Reformadoresem geral, já havia sido anatematizado solenemente e apontado como a doutrina dos heresiarcas da história da Igreja mais de 700 anos antes deles, no Sétimo Concílio Ecumênico de Niceia (Niceia II, ano 787):
Extratos das Atas
1ª Sessão 
(Labbe e Cossart, Concilia, Tom. VII., Col. 53.)
[Alguns bispos que haviam sido desviados pelos Iconoclastas vieram, pedindo para serem recebidos de volta. O primeiro deles foi Basil of Ancyra.]
O bispo Basil de Ancyra leu o seguinte de um livro:
A legislação eclesiástica que foi canonicamente transmitida desde o passado, desde o início pelos santos apóstolos e seus sucessores, quem foram nossos santos pais e professores, e também pelos seis sínodos sagrados e ecumênicos, e pelos sínodos locais que foram reunidos no interesse da ortodoxia, estabelece que aqueles que retornam de qualquer heresia para a fé ortodoxa e para a tradição da Igreja Católica podem negar sua própria heresia e confessar a fé ortodoxa.
Por isso eu, Basílio, bispo da cidade de Ancyra, propondo-me unir-me à Igreja Católica e a Adriano, o Santíssimo Papa da Antiga Roma, e a Tarasius, o mais abençoado Patriarca, e às santas sedes apostólicas, a saber , Alexandria, Antioquia e a Cidade Santa, bem como a todos os sacerdotes ortodoxos, fazendo esta confissão escrita da minha fé, e eu apresento-lhe àqueles que receberam o poder pela autoridade apostólica. E nisso também imploro o perdão de sua santidade divinamente reunida pelo meu atraso nesta matéria. Pois não era correto que eu tivesse ficado para trás na confissão da ortodoxia, mas surgiu de toda minha falta de conhecimento, e uma mente preguiçosa e negligente no assunto. Por isso, antes eu peço sua bênção para me conceder indulgência aos olhos de Deus.
(...)
Portanto, confesso estas coisas e com elas concordo, e, na simplicidade do coração e na retidão da mente, na presença de Deus, fiz os anátemas abaixo reunidos.
(...)
Anátema para aqueles que desprezam os ensinamentos dos santos Padres e a tradição da Igreja Católica, tomando como pretexto e fazendo seus os argumentos de Ário, Nestório, Êutique e Dióscoro, de que, a menos que fôssemos evidentemente ensinados pelo Velho e o Novo Testamentos, não devemos seguir os ensinamentos dos santos Padres e dos santos Sínodos Ecumênicos, e a tradição da Igreja Católica.
(...)
Tarasius, o santíssimo Patriarca, disse: todo este sagrado concílio dá glória e graças a Deus por essa confissão de fé que você fez à Igreja Católica.
O Santo Sínodo disse: Glória a Deus que faz um do que foi rompido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que manifestarem discordância mas que não apresentarem argumentos racionais sobre o conteúdo do artigo serão sumariamente excluídos, ressalvada decisão do Administrador em sentido contrário. Qualquer comentário poderá ser excluído a qualquer tempo por vontade livre do Administrador.