terça-feira, 10 de março de 2015

PORQUE O SOLA SCRIPTURA É CONTRADITÓRIO A SI MESMO

PORQUE O SOLA SCRIPTURA É CONTRADITÓRIO A SI MESMO

Uma frase como "é proibido proibir" é evidentemente contraditória em si mesma. Se é proibido estabelecer qualquer proibição, a proibição de proibir não pode ser estabelecida.

Há outros exemplos mais sutis do mesmo tipo de afirmação autocontraditória. Se apresento todo um raciocínio para dizer que não posso raciocinar, evidentemente me contradigo e minha afirmação é autoinvalidada. Do mesmo modo, se alguém diz negar toda filosofia, na verdade está apenas apresentando uma filosofia, anti intelectualista talvez. E se alguém diz que nega toda doutrina, não está senão apresentando uma doutrina – contradiz-se a si mesmo.

O Sola Scriptura é justamente desse último tipo de afirmativa autocontraditória. É a doutrina, o princípio, a tradição, ou talvez o dogma, que nega qualquer doutrina, princípio, tradição ou dogma, ao dizer "a Escritura sozinha", "somente a Escritura".

Evidentemente, quem defende o Sola Scriptura tende a dizer: não é uma doutrina, está na Bíblia!

Não está na Bíblia, uma vez que os textos bíblicos foram criados e circulavam independentes uns dos outros quando foram escritos, tendo sido reunidos e compilados como um único livro apenas dois séculos depois que o último foi escrito. Logo, nenhum deles pode ter enunciado a doutrina do Sola Scriptura.

Mas, exclusivamente para argumentar, admitamos que o Sola Scriptura pudesse estar na Bíblia. Nesse caso, seria uma interpretação da Bíblia.

Com efeito, qualquer texto em si é mudo. Ele somente diz alguma coisa a quem o lê e o interpreta. Dizer que algo está na Bíblia não é senão interpretar a Bíblia, criando uma doutrina a respeito do que a Bíblia diz.

Diria então o hipotético defensor do Sola Scriptura: mas é a doutrina bíblica correta!

Existem milhares de doutrinas bíblicas que se dizem as corretas e se contradizem umas às outras.

De qualquer modo, dizer que o Sola Scriptura é a doutrina bíblica correta já implica, por si mesmo, que se trata de uma doutrina bíblica.

Uma doutrina bíblica que nega a validade de qualquer doutrina bíblica – diz que a Escritura sozinha é que deve falar. Portanto, é uma doutrina inválida, que se contradiz a si mesmo.

O que Escritura diz, aliás, é que um reino dividido contra si mesmo não pode subsistir (Marcos 3, 24).

Cledson Moreira Galinari

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que manifestarem discordância mas que não apresentarem argumentos racionais sobre o conteúdo do artigo serão sumariamente excluídos, ressalvada decisão do Administrador em sentido contrário. Qualquer comentário poderá ser excluído a qualquer tempo por vontade livre do Administrador.