quinta-feira, 16 de abril de 2015

EXPRESSÕES DO SOLA SCRIPTURA - INTRODUÇÃO

EXPRESSÕES DO SOLA SCRIPTURA

Introdução

Sola Scriptura (em latim “Somente a Escritura”, ou seja, somente a Bíblia, apenas a Bíblia) é o princípio formal do Protestantismo, que lhe permitiu um desenvolvimento conceitual e doutrinário distinto do Catolicismo e do Ortodoxismo Oriental ao romper com a Tradição e com o Magistério Eclesiástico, e aceitar exclusivamente o recurso ao texto bíblico. Chega a ser visto como um dogma protestante.

Sola Scriptura é o ponto fundamental de ruptura com o Catolicismo, e, portanto, o esteio da dissidência no Cristianismo Ocidental. Tanto que John MacArthur, ardoroso defensor do Sola Scriptura, por exemplo, reconhece que, derrubada essa doutrina específica, todos os pontos de discussão cairiam com ela (“A suficiência da palavra escrita”, em “Sola Scriptura numa época sem fundamentos”, São Paulo: Cultura Cristã, 2000, p. 135).

Poderíamos definir o Sola Scriptura com a célebre expressão do famoso pregador batista inglês do Século XIX, Charles Spurgeon:

A Bíblia, toda a Bíblia, e nada mais que a Bíblia é a religião dos protestantes.
Do sermão "The Eternal Name", em Spurgeon, Charles Haddon, "Spurgeon's Sermons Volume 01: 1855", em Christian Classics Ethereal Library, disponível no endereço eletrônico http://www.ccel.org/ccel/spurgeon/sermons01.html, tradução livre do texto em inglês.

Infelizmente não é algo tão simples. O Protestantismo é por definição fragmentário desde a origem. Movido pelo próprio Princípio do Sola Scriptura, que pretende a exclusão de toda autoridade e de toda tradição na determinação do conteúdo da fé cristã, as congregações protestantes enfrentam uma constante dissidência e fragmentação. Não há, portanto, um credo comum, aceito por todos os protestantes.

Assim, mesmo sendo o Sola Scriptura o que mais se aproxima de um dogma do Protestantismo em geral, sofre mesmo este de uma variedade considerável de expressões práticas nos diversos segmentos (congregações, seitas, denominações) protestantes.

Por isso, não podemos apresentar uma definição aplicável sem mais a todo o Protestantismo.

Pelo contrário. para compreender o que significa Sola Scriptura no Protestantismo é preciso percorrer o acidentado caminho apresentado pelos "reformadores", que iniciaram a dissidência no Cristianismo Ocidental, pelas confissões e declarações de fé que vêm sendo produzidas desde então na tentativa de padronizar a crença ao menos no interior de uma denominação, pelos escritos que hoje propagam tendências cada vez mais fundamentalistas e isolacionistas, por vezes contrárias até mesmo à redação de uma confissão ou declaração de fé, e pelos poucos autores que se dedicaram a escrever sobre o Sola Scriptura, embora normalmente estes já professem alguma definição denominacional.


Continua...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentários que manifestarem discordância mas que não apresentarem argumentos racionais sobre o conteúdo do artigo serão sumariamente excluídos, ressalvada decisão do Administrador em sentido contrário. Qualquer comentário poderá ser excluído a qualquer tempo por vontade livre do Administrador.